top of page
Buscar

Conheça o "Mindfull eating", técnica que auxilia na perda de peso e no controle do diabetes

  • Foto do escritor: Saulo Emmanuel Sandes
    Saulo Emmanuel Sandes
  • 10 de fev.
  • 2 min de leitura

O conceito de mindfulness tem ganhado destaque na medicina comportamental com relação ao controle de peso e no manejo do diabetes.


Mindfulness refere-se à prática de estar plenamente presente no momento atual. É definido como um estado de consciência que surge ao prestar atenção intencionalmente ao momento presente. Essa prática não é uma técnica de relaxamento, mas um treinamento mental para reduzir reações automáticas e promover respostas mais reflexivas. Ao observar pensamentos e emoções sem reagir automaticamente, o mindfulness cria um "espaço" entre o estímulo e a resposta, permitindo escolhas mais conscientes.


No contexto da alimentação, o "mindful eating" (comer com atenção plena) incentiva a consciência total da experiência de comer, focando nos sentidos e na apreciação do alimento. Pesquisas mostram que práticas baseadas em mindfulness na alimentação podem melhorar sintomas depressivos, ansiedade, bem-estar e qualidade de vida em pessoas com diabetes, alguns estudos indicam melhor controle glicêmico e reduções significativas na hemoglobina glicada. Além disso, têm sido associadas à perda de peso, gordura abdominal e comportamentos alimentares, como compulsão alimentar e alimentação emocional, ajudando a reduzir a ingestão de alimentos calóricos. É comer em estado meditativo



Pessoa meditando

Assim com uma prática adequada de meditação, é necessário exercitar o “mindfull eating”. Para praticar o mindful eating, uma das técnicas mais conhecidas é o exercício da uva-passa, desenvolvido por Kabat-Zinn, professor emérito de medicina da Universidade de Massachusetts. Na próxima vez que você comer, tente aplicar a técnica. E não esqueça: não coma com distrações. Evite telas e celulares ao comer. Vamos treinar?


Exercício de Mindful Eating com Uva-Passa :

  1. Prepare-se: Pegue uma uva-passa e coloque-a à sua frente. Respire fundo algumas vezes para relaxar e se concentrar.

  2. Observe: Imagine que você nunca viu uma uva-passa antes. Examine sua superfície, notando as rugas, as partes brilhantes e opacas.

  3. Toque: Pegue a uva-passa e sinta sua textura, peso e aderência. Role-a entre os dedos e preste atenção em qualquer som que ela faça.

  4. Cheire: Aproxime a uva-passa do nariz e sinta seu aroma. Observe se isso desperta alguma reação em você.

  5. Coloque nos lábios: Leve a uva-passa até os lábios e segure-a ali por alguns instantes. Perceba o que acontece dentro da sua boca.

  6. Coloque na boca: Deixe a uva-passa entrar na boca, mas não mastigue ainda. Role-a com a língua e observe se há algum gosto ou aumento de salivação.

  7. Morda: Dê uma única mordida e preste atenção nas sensações que surgem.

  8. Mastigue: Comece a mastigar lentamente, notando as mudanças de textura e sabor a cada movimento.

  9. Engula: Só engula quando a uva-passa estiver completamente líquida. Feche os olhos por alguns instantes e observe as sensações após a experiência.


Fontes: Joseph B. Nelson; Mindful Eating: The Art of Presence While You Eat. Diabetes Spectr 1 August 2017; 30 (3): 171–174. https://doi.org/10.2337/ds17-0015 Carla K. Miller; Mindful Eating With Diabetes. Diabetes Spectr 1 May 2017; 30 (2): 89–94. https://doi.org/10.2337/ds16-0039

 
 
 

Comentários


© 2023 por Saulo Emmanuel Sandes. 

bottom of page