top of page
Buscar

Ozempic para tratar alcoolismo? Estudo sugere que sim.

  • Foto do escritor: Saulo Emmanuel Sandes
    Saulo Emmanuel Sandes
  • 14 de fev.
  • 2 min de leitura

A semaglutida, substância presente em medicamentos como Ozempic e Wegovy, tem mostrado potencial para reduzir o consumo de álcool em pessoas com transtorno por uso de álcool (TUA). Um estudo randomizado e controlado, publicado recentemente no JAMA Psychiatry, acompanhou 48 adultos com TUA, metade dos quais recebeu doses baixas de semaglutida (0,25-1,0 mg/semana) e a outra metade, placebo. Após nove semanas, os participantes que tomaram semaglutida reduziram o consumo de álcool em cerca de 30% nos dias em que bebiam, em comparação com apenas 2% no grupo placebo. Além disso, relataram menos dias de consumo excessivo e redução nos desejos por álcool.


Pesquisadores destacam que os efeitos da semaglutida no controle do consumo de álcool foram maiores do que o esperado, superando os resultados observados com outros medicamentos para TUA. Estudos adicionais, incluindo uma análise de registros médicos de mais de dois milhões de pacientes com diabetes, sugerem que medicamentos da mesma classe da semaglutida estão associados a um menor risco de desenvolver transtornos por uso de substâncias, incluindo o alcoolismo.


Pessoa recusando bebida alcoolica

A hipótese principal é que a semaglutida atua nos circuitos de recompensa do cérebro, reduzindo o apelo do álcool, assim como faz com a comida. Além disso, há indícios de que o efeito da semaglutida possa se estender a outros comportamentos aditivos, como o tabagismo -- embora não fosse o objetivo do estudo, participantes quem eram tabagistas dentro do estudo perceberam redução também no uso do cigarro.


Apesar dos resultados promissores, especialistas alertam que ainda não há dados suficientes para recomendar a semaglutida como tratamento padrão para o alcoolismo. Questões como a duração do tratamento, a segurança em pacientes sem obesidade ou diabetes e a eficácia em diferentes perfis de pacientes ainda precisam ser respondidas. Embora haja otimismo, os pesquisadores enfatizam a necessidade de estudos maiores e mais robustos antes que o ozempic seja utilizado para tratar o alcoolismo rotineiramente.


Fonte: Hendershot CS, Bremmer MP, Paladino MB, et al. Once-Weekly Semaglutide in Adults With Alcohol Use Disorder: A Randomized Clinical Trial. JAMA Psychiatry. Published online February 12, 2025. doi:10.1001/jamapsychiatry.2024.4789

 
 
 

Comentários


© 2023 por Saulo Emmanuel Sandes. 

bottom of page